sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Motivação, memória e boa forma: veja os benefícios do peixe na alimentação

Nutricionista aconselha a incluí-los no seu cardápio duas vezes por semana

03/09/2012 às 12h45
Atualizado em 03/09/2012 às 12h45
Os peixes podem contribuir com a sua saúde em qualquer idadeOs peixes podem contribuir com a sua saúde em qualquer idade
Você sabia que o Brasil está comemorando a partir de hoje a semana do peixe? Esta é uma iniciativa do Ministério da Pesca e Agricultura. E, para falar sobre os benefícios de comer este alimento duas vezes por semana, o site do Mais Você conversou com a nutricionista Daniela Meira.
Confira os benefícios e adote em sua alimentação:
- ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, neurológicas e inflamações nos olhos;
- como os peixes têm todos os aminoácidos essenciais, o consumo auxilia na formação das proteínas, resultando no crescimento e na manutenção de um corpo saudável, além de ser fonte de ferro, vitamina B12, cálcio e gorduras boas;
ceviche (Foto: Mais Você / TV Globo)Cru, assado ou cozido, o peixe pode fazer bem
- são ricos em ômega 3, por isso ajudam em vários mecanismos do nosso organismo, como, por exemplo, concentração, boa memória, motivação, habilidades motoras e agilidade. Além disso, esse componente é ótimo para aliviar o estresse;
- os peixes devem estar sempre presentes na alimentação dos idosos, pois previnem o Mal de Alzheimer e o cansaço mental, proporcionando uma melhor qualidade de vida para esses indivíduos.
Algumas precauções:
Atenção na hora de comprar peixe: alguns como o atum e o bacalhau são gordurosos e, se consumidos em excesso, podem ser prejudiciais a saúde.
Preste atenção nas guelras, elas devem estar bem vermelhas e os olhos devem estar brilhantes. Também observe o cheiro e o frescor!

Nutricionista dá dez dicas para quem quer voltar ao peso original

"Beber água e fazer exercícios ajudam muito e também fazem bem à saúde"

28/06/2012 às 16h28
Atualizado em 28/06/2012 às 16h28
Dicas nutrição (Foto: Mais Você / TV Globo)Dicas nutrição (Foto: Mais Você / TV Globo)
Quer voltar ao corpinho sem pneus? Não se desespere. Uma das coisas que funciona e que faz bem à saúde é a reeducação alimentar. Sim, é chato. E o pior: depende única e exclusivamente da sua força de vontade! Mas não desanime, o Mais Você pode te ajudar a encontrar o melhor caminho.
Calcule seu Índice de Massa Corporal e descubra se está mesmo acima do peso
A nutricionista do programa, Daniela Meira, dá as dicas: beber água e fazer exercícios ajudam muito e também fazem bem à saúde. É preciso ter disciplina e paciência, afinal, os quilos a mais que você ganhou não aconteceram tão rápido assim. Então, para você e seu corpo entrarem em sintonia, é preciso tempo também.
1º: Analise sua alimentação e programe-se
Para ajudar, que tal se programar? “Escreva em um papel os alimentos e refeições que normalmente você come em uma semana. Depois, com estes dados, veja o que é fritura, refrigerante e doces. Veja se você consegue eliminar estes itens ou pelo menos reduzir bem a quantidade que você ingere”, ensina.
Salada verde (Foto: Mais Você / TV Globo)Salada verde (Foto: Mais Você / TV Globo)
2º: Ajuste o relógio para despertar de 3 em 3 horas
Outra dica importante da Daniela é ajustar o alarme do seu relógio ou do seu celular para tocar de 3 em 3 horas. “Na hora que ele tocar, é hora de comer alguma coisinha de proteína, ou pelo menos mais proteína do que carboidrato. Por exemplo: um queijinho pasteurizado, um iogurte desnatado, um copo de suco de fruta (melancia, abacaxi ou melão são as melhores pedidas) sem açúcar, duas bolachas água e sal com 2 fatias de queijo, barra de cereal, alimentos que você pode deixar na bolsa”.
3º: O cuidado começa no mercado
Quando for fazer compras, analise os rótulos dos alimentos. Prefira sempre os integrais e desnatados. Eles contêm mais nutrientes e fibras, que fazem muito bem. A menor quantidade de gordura significa menos colesterol e calorias na sua alimentação. Nossa nutricionista aconselha comer ao menos 2 frutas por dia. De preferência maçã, pêra e uva com casca. As saladas e legumes também devem fazer parte da alimentação diária.
4º: Tempere as saladas com suco de limão e vinagre
Outra dica da nutricionista é temperar as saladas com suco de limão e vinagre. Além de dar um sabor gostoso, tanto o limão quanto o vinagre são ácidos e, por causa disto, se juntam às vitaminas da sua refeição e fazem com que elas sejam absorvidas pelo organismo com mais facilidade! Mas atenção: o azeite é um exemplo de gordura boa para o coração, mas isso não quer dizer que ele não seja calórico. Se a intenção é emagrecer, é preciso usá-lo com moderação.
5º: Alimentos integrais e sem gordura são seus melhores amigos
Na hora de fazer um sanduíche, prefira sempre os pães integrais. As massas feitas com farinha de trigo também podem e devem ser substituídas pelas feitas com farinha integral. Ao escolher carnes, prefira as menos calóricas, como peixe, frango (sempre retire a pele) e cortes magros de carne bovina.
6º: Pode beber água de coco, mas prefira a água mineral
A nutricionista do Mais Você alerta: “Você pode contar com a água de coco para se hidratar, mas atente à quantidade. Por ser calórica, a bebida não pode ser consumida livremente. Um copo pequeno (200 mL) tem 40 calorias. Consuma somente um coco por dia e beba muita água mineral”.
7º: Evite bebidas gaseificadas
“Em relação a outras bebidas, é importante evitar as gaseificadas, pois esses gases provocam desgaste nos ossos. Durante a refeição, beba somente um copo pequeno (200 ml) de líquidos. Assim a digestão não ficará prejudicada”, completa Daniela.
8º: At

Adeus, barriga inchada! Extermine o problema em cinco passos simples

 

Nutricionista dá dicas para montar um prato e se livrar do mal-estar

05/09/2012 às 07h56
Atualizado em 05/09/2012 às 07h56
Dicas de nutrição (Foto: Mais Você / TV Globo)Dicas de nutrição para acabar com o mal-estar
Você tem barriga inchada? Sente essa parte do corpo dura e fica infeliz com o desconforto? Isso tem solução! O Mais Você conversou com a nutricionista Daniela Meira, que deu dicas para se livrar do mal-estar. A causa pode ter origem em alimentos que causam gases, na má alimentação ou má digestão. “A barriga é uma das zonas mais problemáticas para manter em forma", afirmou a especialista.
Siga cinco passos e extermine a barriga inchada:
1. Mastigue devagar os alimentos: “Mastigar bem os alimentos é o primeiro passo para evitar a barriga inchada. Sabe por quê? Se mastigar os alimentos devagar, a digestão será mais rápida, o cérebro vai receber a mensagem e você vai comer menos, evitando assim a barriga inchada”.
Elimine a barriga inchada (Foto: Mais Você / TV Globo)Elimine a barriga inchada!
2. Prepare bem o seu prato: “É muito simples este truque. Prepare apenas um prato no almoço e um prato no jantar. Não repita! Na hora de montar este prato, coloque metade de alimentos crus (verduras, legumes) e sem molho. Na outra parte, coloque carboidrato (integral de preferência) e proteína (sem frituras)".
3. Aposte em alimentos saudáveis: “Evite o consumo de alimentos ricos em gordura. A gordura é um amigo íntimo da barriga inchada, porque dificulta a digestão. Os açúcares também devem ser evitados, pois levam à acumulação de gases na barriga”.
4. Beba muito líquido: “Ao longo do dia, beba bastante água e chá - cerca de 2 litros por dia - mas evite beber líquidos depois das 19h. Beber durante as refeições também ajuda a reter líquidos, por isso, evite! Evite também as bebidas que contêm cafeína, gás e álcool. O álcool e as bebidas açucaradas (sumos e refrigerantes) provocam gases e, consequentemente, barriga inchada e prisão de ventre”.
5. Coma várias vezes ao longo do dia: "Faça seis refeições ao longo do dia. Coma várias vezes, mas em poucas quantidades. Não pule refeições, pois você vai ficar com fome e, na primeira oportunidade, vai comer qualquer coisa rapidamente e sem mastigar, provocando a barriga inchada”.

Prepare-se bem para o verão: lista traz alimentos que auxiliam o bronzeado

Caqui, mamão e laranja são exemplos para já serem consumidos na primavera

 
05/10/2012 às 07h44
Atualizado em 05/10/2012 às 08h03
Conheça as frutas e legumes ricos em betacaroteno e se antecipe!Conheça as frutas e legumes ricos em betacaroteno e se antecipe!
O verão começa a se aproximar e, com o calor que já tem feito em muitos estados brasileiros, vem aquela disposição de exibir um corpão sarado e bronzeado. Porém, não pense que só se expor ao sol já é o suficiente! Segundo a nutricionista do Mais Você, Daniela Meira, é necessária uma preparação para o bronze vir de uma forma saudável. Por isso, ela lista algumas dicas imprescindíveis para quem deseja ficar da cor do pecado.
Hidratar-se também é uma boa dica! (Foto: Mais Você / TV Globo) Siga as dicas desde já!
“De nada adianta ficar deitada na praia, exposta ao sol pensando que à noite vai exibir aquele bronzeado, se sua pele não está preparada para absorver o que o sol tem de melhor. Essa exposição pode trazer bolhas e queimaduras indesejáveis, certo?”, alerta Daniela.
A nutricionista ressalta ainda que os alimentos devem ser consumidos desde já, e que o hábito garantirá um bronzeado mais fácil e duradouro. “É importante que você comece a incluir estes alimentos na sua alimentação já na primavera, pois o estoque de betacaroteno vai manter seu bronze por mais tempo e uniforme por todo o corpo! Lembre-se que o bronzeado bonito vem de maneira gradual. Cada dia um pouquinho, para ficar por mais tempo”, orienta.
Benefícios do betacaroteno:
Na hora da feira escolha as frutas e legumes com os olhos! Legumes, frutas e verduras de cor alaranjada ou verde-escuro são ricos em betacaroteno (substância que protege o corpo por ser um poderoso antioxidante e ajuda na formação de melanina promovendo aquele bronzeado bonito e uniforme). Além de favorecer o bronzeado, esses alimentos também contribuem para uma maior proteção aos raios solares nocivos à pele.
Se você é bem branquinha (não tem muita melanina) pode recorrer, mesmo assim, a esses alimentos ricos em betacaroteno para se bronzear melhor! É claro que os tons de bronzeado variam de pessoa para pessoa, mas a alimentação é tão importante quanto o protetor solar ou o bronzeador corporal.
Legumes, verduras e frutas ideais (Foto: Mais Você / TV Globo)Legumes, verduras e frutas ajudam a manter a cor
Legumes e verduras agem a seu favor:
Alguns alimentos como legumes e verduras, em especial, são fontes ricas em betacaroteno. Anote e inclua em sua listinha do supermercado: abóbora, batata-doce, beterraba, cenoura e pimentão. Nos vegetais: agrião, brócolis, couve, espinafre e repolho.
Frutas são indispensáveis:
Mamão, caqui e manga são fortes aliados da cor do verão. Sucos naturais com cenoura, espinafre, laranja e hortelã ficam uma delícia e são bombas de betacaroteno! O ideal é consumir de três a cinco porções de frutas por dia e de quatro a cinco porções diárias de verduras e legumes.
Use protetor todos os dias:
Não se esqueça de usar o protetor solar todos os dias, pois o efeito do sol na pele é cumulativo e os danos causados pela exposição excessiva ao sol, como manchas e câncer de pele, só vão aparecer no futuro.
Beba bastante água:
Lembre-se de beber bastante água e aumentar a quantidade de copos quando for se expor ao sol! Aproveite a época e além da água varie os sabores das bebidas tomando também água de coco, sucos e chás gelados. E modere no consumo de gorduras e álcool que elevam a temperatura do organismo e desidratam o corpo.

A bloggeira mas louca do momento..

Minha foto
sou Liliam Fernanda ,casada tenho 25 anos tenho dois filhos Julliana e Victor que são as coisas mais importantes da minha vida, há é eu sou muito feliz.....

Pesquisar este blog

Powered By Blogger