segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Varizes podem ser tratadas com procedimentos simples


Reprodução
Riscos para quem sofre com varizes podem ir além do incômodo estético
Os riscos para quem sofre com varizes podem ir além do incômodo estético, por causa da aparência, e se tornar um problema de saúde. Quando não tratada, a doença tende a se agravar e causar dores e sensação de ardência, principalmente nas pernas, local que costuma ser bastante afetado.

Além das incômodas sensações de cansaço, queimação e pernas "pesadas", sintomas mais comuns em portadores de veias doentes, certas complicações podem aparecer. "A flebite superficial - formação de coágulos dentro da veia varicosa – leva ao endurecimento da veia e vermelhidão. Pode ocorrer, ainda, o aparecimento de manchas de cor castanha escura (dermatite ocre), e até mesmo úlceras, devido a alterações da oxigenação da pele", alerta Gilberto Narchi Rabahie, médico vascular do Hospital do Coração, em São Paulo.

"Outra complicação importante e de certa forma dramática é a varicorragia, ou seja, o rompimento de uma variz com sangramento externo", completa. Geralmente, esses problemas aparecem quando o paciente já tem varizes há algum tempo e não procurou tratamento. Portanto, o ideal é consultar um especialista assim que as marcas começarem a aparecer. O diagnóstico costuma ser bem simples - por meio de um bom exame físico no próprio consultório. Em alguns casos, a tecnologia pode ajudar a constatar a doença, como nos casos em que é pedido um Doppler ultrassom, exame não-invasivo de fácil realização.

Tratamentos mais famosos:

- Escleroterapia: indicada para combater os chamados "vasinhos". Nessa técnica, um líquido esclerosante é injetado nos vasos através de agulhas muito pequenas e finas, alterando a célula do "vasinho" para que ele desapareça.

- Crioescleroterapia: indicada para combater "vasinhos" e varizes. Uma substância com ativos congelados a 40ºC negativos é aplicada nos "vasinhos", provocando a contração deles. A substância congelada, pelo frio, age com mais rapidez e elimina os vasos doentes.

- Cirurgia vascular: recomendada para os casos mais graves. Atualmente, os especialistas têm adaptado as cirurgias, pensando em métodos cada vez menos invasivos. Assim, além da forma convencional, hoje existe a cirurgia a laser.

"Na cirurgia com laser as veias não são removidas, mas cauterizadas, o que traz benefícios como redução do trauma cirúrgico, proporcionando excelente recuperação pós operatória. O pernoite no hospital pode ser desnecessário, e o retorno às atividades habituais é mais precoce que a técnica convencional", diz o médico vascular do HCor.

Procure sempre um angiologista ou cirurgião vascular antes de realizar qualquer procedimento. Ele é a pessoa mais indicada para avaliar o melhor método para eliminar as varizes.

Por último, é sempre bom lembrar que, como a hereditariedade influencia no aparecimento da doença, outras marcas podem aparecer após o tratamento. "Quando a cirurgia é realizada, pode-se dizer que houve cura das varizes. Porém, com o tempo, o paciente pode experimentar um novo quadro de varizes, ou seja, veias que no momento da cirurgia estavam normais podem se dilatar e um novo procedimento operatório pode ser necessário", finaliza Gilberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A bloggeira mas louca do momento..

Minha foto
sou Liliam Fernanda ,casada tenho 25 anos tenho dois filhos Julliana e Victor que são as coisas mais importantes da minha vida, há é eu sou muito feliz.....

Pesquisar este blog

Powered By Blogger