Passadas as festas de final de ano é hora de planejar o Carnaval. Para quem gosta de agito, os destinos mais animados |
Maria Angélica de Moraes
Subeditora de Suplementos
É sabido e notório que no Brasil o ano efetivamente só começa depois do Carnaval. Antes disso o brasileiro se dedica a celebrar com a família as festas de final de ano e depois aproveitar o verão em alguma praia para, em seguida, se entregar aos dias de folia, seja na avenida ou em algum refúgio no caso daqueles que não gostam desta festa popular. Só então recomeça o ano com fôlego renovado. Para os que querem aproveitar ao máximo o reinado de Momo as festas mais tradicionais já têm data e local confirmados. Rio de Janeiro ainda é a cidade preferida dos foliões, principalmente os de Mato Grosso, seguida de Salvador (BA), Recife e Olinda (PE) e São Paulo (SP).
O Carnaval é feriado móvel que cai 47 dias antes da Páscoa. Desta maneira é definida a terça-feira de Carnaval e, no dia seguinte, a quarta-feira de cinzas, mas a festa começa bem antes, na sexta-feira. Segundo calendário de 2011, este ano o Carnaval acontece de 04 a 09 de março.
Rio de Janeiro - O mundialmente famoso desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro será nos dias 6 e 7 de março quando as 12 agremiações do Grupo Especial passam pela Marquês de Sapucaí, a passarela do samba. Serão 6 escolas por dia. A São Clemente abre os desfiles no domingo (06) e a Beija-Flor encerra na segunda (07). De acordo com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), os 24 mil ingressos das arquibancadas especiais e cadeiras individuais para os desfiles do Grupo Especial já foram todos vendidos (se esgotaram em 32 minutos). Foram colocados à venda 12 mil ingressos por dia. A venda das arquibancadas populares (setores 06 e 13) será feita por telefone no dia 23 de fevereiro.
Mas isso não impede de os foliões aproveitarem o Carnaval da Cidade Maravilhosa. A cidade contará ainda com 424 blocos e bandas autorizados pela Riotur para desfilar este ano. A maioria dos blocos ficará concentrada na Zona Sul, totalizando 153 apresentações. No Centro desfilam 74 blocos, entre os mais famosos como o Cordão da Bola Preta e Monobloco. Na Zona Norte são 65, Barra da Tijuca e em Jacarepaguá 42 blocos. Na Zona Oeste 27 e 14 blocos na Ilha do Governador. Este ano haverá ainda os tradicionais bailes que voltam ao calendário de eventos carnavalescos da cidade. O Baile de Gala abre oficialmente a folia de Momo na cidade no dia 03 de março. Os outros bailes acontecem até o dia 08.
São Paulo - As agremiações que pertencem à Liga das Escolas de Samba da capital paulista desfilam de 4 a 6 de março no Sambódromo do Anhembi com abertura da Unidos do Peruche (sexta) e encerramento com a Império de Casa Verde (sábado). No domingo será a vez das escolas do Grupo de Acesso fazerem a festa na avenida.
Salvador - No Carnaval da Bahia são nada menos que 3 milhões de foliões nos 6 dias de festa. Eles percorrem 3 circuitos tradicionais atrás de blocos capitaneados por músicos famosos e que têm o axé como ritmo principal. O circuito Barra-Ondina tem 3,8 km percurso onde ficam camarotes de gente como Gilberto Gil e Daniela Mercury. Por lá passam 146 blocos e trios elétricos como os do Asa de Águia, Ivete Sangalo, Ara Ketu, Chiclete Com Banana, Margareth Menezes, Armandinho, Olodum e Carlinhos Brown, entre outros. No circuito Campo Grande são 208 blocos e atrações como Banda Eva, Claudia Leite, Chiclete com Banana e Ivete Sangalo, entre outros.
Este ano a novidade fica por conta de um novo ritmo musical, o sertanejo universitário, que ditará os passos dos foliões pelas ruas da capital baiana no Bloco Sertanejo. Michel Teló, João Bosco & Vinícius, Fernando & Sorocaba e Guilherme & Santiago serão as atrações do bloco Sertanejo, que desfilará no sábado (05) no circuito Barra-Ondina.
Recife e Olinda (PE) - Na capital pernambucana quem faz a festa é o tradicional Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo, que sai no sábado de Carnaval (o sábado de Zé Pereira) e já reuniu 1,5 milhão de foliões. Este ano o desfile do Galo terá um novo percurso para maior segurança do público. No dia 05 de março o bloco gigante vai às ruas pela 34ª vez. O Carnaval de Recife 2011 será o Carnaval Multicultural com homenagem ao Maestro Duda e Tereza Costa Rego.
Uma das principais características do carnaval pernambucano é a participação aberta a toda a comunidade. Não existem desfiles de escolas de samba, mas de blocos formados por amigos e familiares que saem pelas ruas dos bairros. Também não há trios elétricos grandiosos. Os ritmos - frevo, maracatu, ciranda e manguebeat, entre outros - são tocados pelos próprios foliões que se fantasiam como desejarem, sem a necessidade de abadás.
Se em Olinda a festa é embalada pelo frevo e pelos bonecos gigantes que percorrem as ruelas da cidade, em Recife a folia será descentralizada no Centro e bairros populares, em 12 km de área dedicados a Momo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário