
Slackline
O que é? A velha brincadeira da corda bamba voltou a ser moda, recebeu o nome slackline e o status de esporte. É um passatempo prático: o kit pesa 3 quilos e, para montá-lo, você precisa apenas de duas árvores distantes de 7 a 15 metros uma da outra. A corda fica na altura dos joelhos. Os corajosos podem arriscar o highline, modalidade mais radical praticada a uma altura superior a 5 metros do solo.Onde praticar? Há slackpoints de norte a sul do litoral brasileiro — João Pessoa (PB), Recife (PE), Vitória (ES), todas as praias do Rio de Janeiro, Florianópolis (SC) — e até em cidades do interior, como São José dos Campos (SP) e Teresópolis (RJ).

Benefícios para a saúde Quem consegue ficar em cima da corda trabalha concentração e equilíbrio. Os que não param em pé fazem algum trabalho de perna subindo e pulando de volta para o chão.
Onde comprar? A loja online Slackshop (www.slackshop..com.br), uma das melhores do ramo, vende kits com fitas e braçadeiras a partir de 350 reais. As marcas mais bacanas são Gibbon e Slack.Fr. Há fitas de 5 centímetros de largura e de 2,5 centímetros. Quanto mais estreita, maior é o desafio.
“O slackline alivia meu estresse. Na corda bamba, a cabeça esvazia. O único objetivo é chegar até o final”, diz o designer Diogo Barboza, 32 anos, praticante da modalidade
Como FuncionaAs dicas para se manter em pé não fogem do óbvio: mantenha-se relaxado; siga um ritmo; olhe para um ponto fixo à frente; abra os braços para se equilibrar melhor; esqueça a calça jeans — a roupa deve permitir movimento. O segredo é não desistir. Quando se ganha confiança, dá para arriscar algumas manobras, como andar de lado, fazer o trajeto de ida e volta, andar com as mãos para trás e dar um salto de 360 graus na fita.
Caiaque-polo
O que é? Um polo aquático com os jogadores a bordo de caiaques, variação surgida há três décadas, na Inglaterra. O objetivo é marcar gols no campo adversário usando a mão ou o remo. Cada time conta com cinco jogadores e não existe goleiro. Trata-se de um esporte agressivo, onde é comum um caiaque ir por cima do outro e o jogador acabar atingido em cheio pelo remo do colega.
Benefícios para a saúde O exercício exige muito da musculatura das costas, dos ombros e do peitoral. Para manter a estabilidade do barco, o praticante também acaba trabalhando a região abdominal.
Onde comprar? É possível obter todo o material com aproximadamente 2 000 reais. As embarcações são vendidas em lojas especializadas, como a Caiaker (www.caiaker. com.br), em São Paulo. Os demais equipamentos podem ser comprados online pela Hydro2 (www.hidro2.com.br).
“Me afastei da canoagem tradicional porque os treinos eram maçantes. Quando descobri o caiaque-polo, não larguei mais”, diz Diniz Mbure, empresário de 30 anos, praticante do esporte
Como funciona Para praticar o esporte, você precisa de um caiaque, um par de remos, uma bola igual à de polo aquático,um colete à prova d’água, um capacete com grade para o rosto e uma proteção chamada de saia, colocada dentro do caiaque para impedir a entrada de água. Uma área de 15 x 15 metros é suficiente jogar de dois contra dois. A partida tempos de 10 minutos, com intervalo de 3 minutos.Kitewing
O que é? Esporte radical que começou a ser praticado na década de 80, na Finlândia. Chegou ao Brasil no ano passado. O kitewing nada mais é do que uma asa-delta que você segura com os braços — e, nos pés, combina com o suporte que desejar. Se for andar em asfalto ou areia batida, patins ou skate mountainboard são uma boa pedida. Na água, é bacana usar a prancha do kitesurfe, chamada de kitewave. Nas dunas, uma prancha sandboard. Na neve, esquis. São mil e uma possibilidades.
Onde praticar? Em qualquer lugar que tenha vento e pouca gente. Como é um esporte de velocidade, não adianta querer experimentar numa praia lotada. No Brasil, o kitewing tem sido praticado na Lagoa de Ibiraquera, próximo a Garopaba, em Santa Catarina, e nas dunas de Fortaleza, no Ceará.
Benefícios para a saúde O exercício trabalha principalmente braços, peitoral e abdômen, pois, além de a asa pesar cerca de 6 quilos, há a força do vento.
Onde comprar? O kit com asa e skate mountainboard sai a partir de 4 500 reais. O site da loja Hau Pai (www.haupai.com) traz uma lista de representantes em todo o país e também vende online.
“Fui analista de sistemas por 20 anos. Larguei tudo para trabalhar com kitewing e windsurfe. É muito mais divertido”, diz o empresário Ricardo Caldeira, 37 anos, que trouxe o kitewing para o Brasil
Como funciona Os iniciantes devem optar pelo kitewing com skate. A velocidade atingida fi ca entre 40 e 50 quilômetros por hora. Primeiro, erga a asa e segure-a acima da cabeça, de modo que ela fique na horizontal. Depois, suba no skate. Para pegar velocidade, coloque a asa na posição vertical. Toda vez que o praticante quiser reduzir o ritmo ou parar, deve subi-la novamente para a horizontal. Quem quiser arriscar um salto deve pegar velocidade e dar um impulso com as duas pernas ao mesmo tempo que coloca a asa na horizontal.Tênis de praia
O que é? Misto de tênis, vôlei de praia e badminton, o esporte nasceu na província italiana de Ravenna, na década de 80. Rafael Nadal, número 1 no ranking da ATP, é um dos adeptos. Pode ser disputado em simples ou em duplas. As primeiras raquetadas em terras brasileiras foram dadas em Ipanema, em 2008. Naquele mesmo ano, a tenista carioca Joana Cortez, bicampeã pan-americana em duplas, conquistou o bronze no Mundial de Ravenna. O Brasil recebeu pela primeira vez um torneio internacional da modalidade em dezembro, na cidade de Florianópolis.
Benefícios para a saúde Fortalece a musculatura do corpo inteiro, especialmente a região dos braços, costas, abdômen e panturrilha. A movimentação na areia diminui o impacto nas articulações. O esforço físico é pesado. Numa partida de simples, cada jogador perde cerca de 500 calorias por hora. Em média, as partidas duram entre 1 hora e 1 hora e meia.
Onde comprar? O material pode ser encontrado em algumas lojas de esporte e pela internet, como no site da loja Ace Sport (www.acesport.com.br), de São Paulo. O kit com raquete, bola, rede e faixas de marcação custa a partir de 650 reais.
Olá amigos.
ResponderExcluirGostaria de saber o nome do autor da foto sobre kitewing com Ricardo Caldeira.
Fico no aguardo.