quarta-feira, 13 de julho de 2011

Fique atento a dicas neste começo de inverno e Dia Nacional de Combate à Asma

Evitar a exposição ao clima frio e seco, com baixa umidade relativa do ar, ajuda a reduzir incidências de crises asmáticas (Foto: Divulgação - Site stock.xchng)
Hoje é o início oficial do inverno no Brasil. E também é o Dia Nacional de Combate à Asma (21/6). O tempo frio e seco é propício para a proliferação da doença, que pode ocasionar crises respiratórias e aumentar a procura por atendimentos de emergência.
O pneumologista Carlos Carvalho, do Hospital do Coração de São Paulo (HCor/SP), ressalta que há um aumento de aproximadamente 30% no número de casos atendidos no hospital nesta época do ano.
“O clima seco, as partículas de fumaça, os gases irritantes, as substâncias químicas e os alérgenos potenciais existentes na atmosfera agravam as crises asmáticas”, diz. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 150 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com a asma. Deste total, 60% são crianças.
Nesse ranking, o Brasil ocupa o 8º lugar em número de asmáticos, responsáveis por cerca de 2,2 milhões de visitas ao pediatra por ano. A enfermidade, vale frisar, é a principal causa de absenteísmo escolar e hospitalização infantil.
No dia de hoje, médicos da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai) reforçam a divulgação das estatísticas da doença. A asma, segundo os especialistas, é um transtorno que afeta cerca de 10% a 25% da população brasileira, sendo responsável anualmente por 400 mil internações hospitalares, 2,5 mil óbitos e um número incontável de atendimentos ambulatoriais (especialmente em salas de urgência), de faltas ao trabalho e à escola.
A asma é caracterizada por uma inflamação nas vias aéreas, que ataca normalmente os brônquios e bronquíolos, dificultando a respiração. Os principais sintomas estão ligados a falta de ar, a chiado e a aperto no peito, além de cansaço e tosse seca.
O inverno, segundo Carlos Carvalho, é um período ruim para os diversos tipos de problemas respiratórios, inclusive a asma. O quadro piora quando umidade relativa do ar está abaixo de 40%.
“Nesta temporada, existem diversos agravantes que aumentam as crises de asma. Evitar a exposição ao clima frio e seco, com baixa umidade relativa do ar, ajuda a reduzir as incidências de crises asmáticas durante esse período”, complementa o médico.
Importante salientar que a asma é uma doença respiratória que não tem cura. Se controlar a enfermidade, no entanto, o asmático pode ter uma vida normal, à base de medicamentos anti-inflamatórios e broncodilatadores, que são substâncias farmacologicamente ativas que promovem a dilatação dos brônquios e popularmente conhecidas como “bombinhas”.
“Um grande avanço no tratamento da asma foi a descoberta dos corticoides inalados, que não engordam, não viciam e não fazem mal ao coração. Pelo contrário, podem ser usados em adultos e crianças, por tempo prolongado para controlar a inflamação dos brônquios e evitar as crises de asma”, afirma o presidente da Asbai, João Negreiros Tebyriçá. Outra maneira de prevenir o problema é manter a higiene ambiental.
Fatores que desencadeiam uma crise asmática:
Alérgenos e irritantes
Infecções de vias aéreas
Refluxo gastroesofágico
Causas emocionais
Como se prevenir da asma no inverno:
Encapar colchões e travesseiros
Lavar semanalmente as roupas de cama
Retirar cortinas, tapetes, carpetes
Evitar animais domésticos
Promover a ventilação do ambiente
Entenda a enfermidade:
- Asma é uma doença de origem genética que se acompanha de uma inflamação dos brônquios. A enfermidade é caracterizada pelos sintomas de tosse, sensação de aperto no peito, respiração curta e chiado no peito.
- De acordo com os especialistas, é importante que a asma seja reconhecida como uma doença alérgica e diagnostica precocemente para que seja controlada. Eles explicam que, na maior parte dos casos, poucos são os casos diagnosticados antes dos dois anos. Depois dessa idade, 80% dos portadores da doença já apresentam a primeira crise.
 
 

Detalhes sobre tratamento:


- Existem vários tipos de medicações para tratar a asma. Entre eles, estão os remédios aliviadores (amenizam sintomas e tratam as crises da doença) e remédios controladores (atuam na inflamação dos brônquios, controlam a doença e evitam novas crises).
Tratamento pode ser feito com utilização de medicações por via inalada, sob a forma de sprays (Foto: Divulgação - Site stock.xchng)
- O tratamento pode ser feito com a utilização de medicações por via inalada, sob a forma de sprays (conhecidas como “bombinhas”), nebulização ou através de inaladores de pó seco.
Saiba sobre custos:
- A asma é a quarta maior causa de hospitalização, o que equivale ao terceiro maior gasto do Sistema Único de Saúde (SUS) com uma doença específica, a uma quantia de aproximadamente R$ 111 milhões.
- Os custos da asma podem ser divididos em três tipos: os custos diretos (aqueles que podem ser calculados – inclui médicos, serviços de ambulância, cuidados domésticos, medicamentos e hospitalizações), os indiretos (relacionados a faltas ao trabalho, direitos previdenciários, faltas escolares, redução de produtividade) e os incalculáveis (sofrimento do paciente e da família).
- Para a Asbai, a maneira mais eficaz de reduzir os custos da asma é controlar a doença através de um diagnóstico precoce, tratamento adequado e acompanhamento.
- Para evitar crises e internações, é fundamental buscar orientação médica e seguir o tratamento prescrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A bloggeira mas louca do momento..

Minha foto
sou Liliam Fernanda ,casada tenho 25 anos tenho dois filhos Julliana e Victor que são as coisas mais importantes da minha vida, há é eu sou muito feliz.....

Pesquisar este blog

Powered By Blogger